terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ligações Químicas

As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou no caso de ligações iónicas ou metálicas aglomerados atómicos organizados de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto. Os átomos destes elementos químicos ao se unirem formam a grande diversidade de substâncias químicas. 

Tipos de Ligações Químicas:

A ligação covalente consiste na partilha de electrões entre dois átomos. Ou seja, o átomo precisa dos seus electrões e também precisa dos electrões do outro átomo, porque os núcleos têm força suficiente para os atrair. A ligação covalente pode ser simples, dupla ou tripla.

Ligação covalente dupla
 
Ligação covalente simples
 
 
 
Ligação covalente tripla



 
 
A ligação iónica forma-se a partir de iões. Os metais têm tendência de formar iões positivos e os não- metais iões negativos. Estes iões uma vez formados passam a sofrer forças de natureza electrostática e atraem-se de modo a formar a ligação iónica.
 
 
 
Ligação Metálica um sólido metálico consiste num “arranjo” ordenado de átomos do elemento que forma o metal. As nuvens electrónicas do átomo e átomos vizinhos confundem-se e esses electrões podem movimentar-se ao longo da cadeia(electrões livres), pois são atraídos, não só pelo seu núcleo mas também, pelos núcleos dos átomos vizinhos.
 
 
Polaridade das Moléculas:
 
 As ligações nas moléculas significa simplesmente que os electrões vão passar mais tempo entre os núcleos dos dois átomos, sendo essa zona mais provável de os encontrar. Isto fará, por sua vez que a nuvem electrónica sofra uma deformação e as cargas distribuir-se-ão no átomo de uma maneira diferente.
 
Polar: 
 
 Nas moléculas apolares as pequenas diferenças de carga, pelo facto de os electrões se movimentarem mais numa zona espacial do que noutra, vão anular-se. O dióxido de carbono é uma molécula triatómica(três átomos – 2 de oxigénio e um de carbono) e no entanto também se trata de uma molécula apolar, com duas ligações covalentes duplas entre o átomo de carbono e os átomos de oxigénio.
 
 
 Apolares: 
 
 No caso das moléculas polares vai existir zonas espaciais que não serão compensadas, estas não se anulam como no caso da molécula de H2, e então o balanço será de um excesso de uma pequena carga.
 
 
 Geometria das Moléculas:
 
 A disposição espacial dos átomos nas moléculas depende das forças que existem no interior destas entre núcleos, pares de electrões ligantes e pares de electrões não ligantes.
 
Tipos de Geometria das Moléculas:
 
Na geometria linear os átomos estão alinhados desenhando uma linha
Ex.: CO2 ; H2 ; O2 ; N2 ; etc.
 
 
 Na geometria angular os átomos desenham um ângulo relativamente ao átomo principal.
Ex.: H2O ; SO2 ; etc.
 
 
 Na geometria triangular plana, três átomos alinham em redor do átomo principal, e estão todos no mesmo plano.
Ex.: BCl3 ; etc. 
 
 
 
 Na geometria piramidal, três átomos iguais alinham em redor do átomo principal, e só estes estão no mesmo plano
Ex.: NH3 ; etc.
 
 

Na geometria tetraédrica, quatro átomos alinham em redor do átomo principal.
Ex.: CH4 ; etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário