segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Substâncias Iónicas

Substâncias constituídas por iões positivos e negativos

NaCl --» Cloreto de Sódio (sal de cozinha)





sábado, 1 de dezembro de 2012

Constituição da matéria

Toda a matéria é composta por corpúsculos.
Entre os corpúsculos existem espaços vazios.
 Os corpúsculos estão sempre em movimento.
Os corpúsculos podem ser átomos, moléculas ou iões.









 Símbolos Químicos

  

 Fórmulas Químicas

Uma fórmula química é uma representação de um composto químico. Por exemplo, a fórmula química da água é H2O.
A fórmula química sendo uma representação de um composto químico pode nos fornecer algumas informações sobre a substância que ela representa. Por exemplo a fórmula da água H2O. Nesta fórmula aparecem letras e números. As letras representam os elementos químicos que se unem para formar a molécula de água. O número subscrito indica a quantidade de átomos do elemento presente em cada molécula. No exemplo da molécula de água, H2O, significa que cada molécula de água é constituída por dois átomos de hidrogénio e 1 átomo de oxigénio.


Lei de Lavoisier

 
A Lei da Conservação das Massas foi publicada pela primeira vez 1760, em um ensaio de Mikhail Lomonosov. No entanto, a obra não repercutiu na Europa Ocidental, cabendo ao francês Antoine Lavoisier o papel de tornar mundialmente conhecido o que hoje se chama Lei de Lavoisier.
Em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria nem se elimina matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra. Portanto, não se pode criar algo do nada nem transformar algo em nada (Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma). Logo, tudo que existe provém de matéria preexistente, só que em outra forma, assim como tudo o que se consome apenas perde a forma original, passando a adotar uma outra.Como diz a lei de Lavoisier a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos da reação.

  
           A        B            C      D
        10g   +  15g  ---- 5g  +  ?=20g












O que é o pH?

As soluções concentradas de ácido sulfúrico ou hidróxido de sódio são bastante corrosivas , sendo necessário cuidado durante a sua utilização. Porém, o sumo de limão e um sabonete líquido não têm esse efeito.
 A maior ou menor acidez ou basicidade depende da concentração da solução e da força ou da base respetiva e é medida pela escala de pH.
A escala de pH varia entre 0 e 14 quando o pH de uma substância é 7 diz-se que é neutro, quando tem mais do que 7 é diz-se que é básica ou alcalina e quando tem menos que 7 é ácida.
    
Misturas Homogénea

A mistura homogénea é aquela cujas substâncias constituintes não podem ser identificadas.

Misturas Heterogéneas

É uma mistura que não se conseguem distinguir o componentes só com a ajuda do microscópio.


Transformações Físicas e Químicas

Transformação:

É quando há formação de novas substâncias

Transformação Química
  
 Uma transformação química, também designada por reação química, consiste numa transformação em que formação de novas substâncias pois ocorre a alteração das propriedades características das substâncias iniciais (reagentes)

Transformação Física

  Uma transformação física consiste numa transformação em que não formação de novas substâncias pois não ocorre qualquer alteração das propriedades características das substâncias iniciais (reagentes).


Como se formam as estalactites e estalagmites?

 Ao cair a água da chuva dissolve o dióxido de carbono existente na atmosfera donde resulta a formação de um ácido fraco o ácido carbónico. O calcário é uma rocha principalmente constituída por calcite, sendo este mineral facilmente atacado pelos ácidos, os calcários, quando em contacto com as águas ácidas que neles circulam pelas diaclases, ocorre uma reação química característica, conhecida por carbonatação, da qual resulta hidrogenocarbonato de cálcio dissolvido na água. A lenta mas contínua circulação das águas pelas diaclases leva à dissolução do calcário. Por este processo, as fendas vão-se alargando e coalescendo umas com as outras, a água saturada em hidrogenocarbonato de cálcio que circule em diaclases acima do nível duma gruta, ao alcançar essa gruta sofre uma brusca diminuição de pressão. Tal leva à perda de dióxido de carbono, donde resulta que parte do hidrogenocarbonato de cálcio passa a carbonato de cálcio. Este, sendo menos solúvel, precipita, o que geralmente acontece em saliências por onde a água pinga formando Estalactites. A contínua circulação de água leva a que os pingos, ao caírem no fundo da gruta, tendem uma vez mais, a precipitar o carbonato, levando à formação das Estalagmites. Estas formam-se de baixo para cima pelo crescimento de sucessivas camadas de pequenos cristais alongados de calcite, orientados, grosso modo, perpendicularmente à superfície de crescimento.


Reações de precipitação

  A precipitação é a formação de um sólido durante a reação química. O sólido formado na reação química é chamado de precipitado. Isso pode ocorrer quando a substância insolúvel, o precipitado, é formado na solução devido a reação química. A formação do precipitado é um sinal de mudança química.


Reações de combustão

 Uma combustão é uma reação do oxigénio (comburente) com elementos ou compostos químicos (material combustível) que se realiza com libertação de calor e luz. As reações de combustão têm lugar quase sempre com formação de chama.
Não basta o contacto entre combustível e comburente para que se realize uma combustão. Para que se inicie é necessário um terceiro elemento que é a energia de ativação. A energia de ativação é a energia mínima absorvida do meio exterior, necessária para iniciar uma reação química. 


Tipos de combustão

Combustão Viva:

Numa combustão viva existe acompanhamento de uma chama.

Combustão Lenta:

Numa combustão lenta não há acompanhamento de uma chama.


Como evitar a corrosão dos metais

  Um método de proteção, que é bastante utilizado é pintura. A tinta, no caso da pintura dos metais é uma película que fica entre a superfície dos metais e o ambiente.
  



 

 

domingo, 25 de novembro de 2012

Processos de Separação de Misturas

Separação Magnética

Trata-se de um método de separação de uma mistura através de um íman que atraí todas as substâncias magnéticas. 


















Sublimação


É um processo de separação através da ebulição de uma substância com características especiais (ex.: iodo) pois quando é aquecida forçadamente passa do estado sólido para o estado gasoso. Devemos colocar um vidro de relógio por cima com cubos de gelo encima para quando o iodo chegar ao topo passa instantaneamente para o estado sólido.






Separação por Filtragem


Filtragem é um processo de separação que é feito através de papel de filtro, deitamos a misturas com a ajuda de uma vareta no papel de filtro que foi colocado num funil e colocamos um goblet por baixo e a mistura quando passar pelo papel de filtro ficará filtrada.








 



Decantação

Trata-se da separação de dois líquidos ou de um líquido e de um sólido, aproveitando a sua diferença de densidade. Para separar um líquido de um sólido de maior densidade deixa-se repousar durante certo tempo, para que o sólido se deposite no fundo do recipiente. Se as partículas sólidas forem muito pequenas, esse tempo pode prolongar-se por horas ou até mesmo dias. A partir do momento em que se depositou totalmente, inclina-se o recipiente com cuidado até se verter o líquido sem que o sólido seja arrastado. Para a obtenção de melhores resultados pode também ser utilizada uma vareta de vidro como material auxiliar.
Centrifugação 
Na centrifugação introduz-se a mistura em tubos de ensaio que, colocados numa centrifugadora, giram em posição quase horizontal a grande velocidade, aumentando assim a rapidez com que se deposita o sólido compactado no fundo do tubo.






Cristalização

Este processo é feito através da ebulição de uma mistura (ex.: água com sal) a água vai evaporar e o sal vai ficar no recipiente.


Destilação Simples

A destilação simples é feita através da ebulição (ex.: vinho), o álcool vai evaporar e quando chegar ao condensador vai condensar e pingar para o goblet.
   


 

Ponto de Ebulição

Temperatura à qual ocorre a ebulição, ou seja, a passagem do estado líquido ao estado gasoso.
Ex.: Ponto de ebulição da água = 100ºC


 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012