sábado, 1 de dezembro de 2012

Misturas Homogénea

A mistura homogénea é aquela cujas substâncias constituintes não podem ser identificadas.

Misturas Heterogéneas

É uma mistura que não se conseguem distinguir o componentes só com a ajuda do microscópio.


Transformações Físicas e Químicas

Transformação:

É quando há formação de novas substâncias

Transformação Química
  
 Uma transformação química, também designada por reação química, consiste numa transformação em que formação de novas substâncias pois ocorre a alteração das propriedades características das substâncias iniciais (reagentes)

Transformação Física

  Uma transformação física consiste numa transformação em que não formação de novas substâncias pois não ocorre qualquer alteração das propriedades características das substâncias iniciais (reagentes).


Como se formam as estalactites e estalagmites?

 Ao cair a água da chuva dissolve o dióxido de carbono existente na atmosfera donde resulta a formação de um ácido fraco o ácido carbónico. O calcário é uma rocha principalmente constituída por calcite, sendo este mineral facilmente atacado pelos ácidos, os calcários, quando em contacto com as águas ácidas que neles circulam pelas diaclases, ocorre uma reação química característica, conhecida por carbonatação, da qual resulta hidrogenocarbonato de cálcio dissolvido na água. A lenta mas contínua circulação das águas pelas diaclases leva à dissolução do calcário. Por este processo, as fendas vão-se alargando e coalescendo umas com as outras, a água saturada em hidrogenocarbonato de cálcio que circule em diaclases acima do nível duma gruta, ao alcançar essa gruta sofre uma brusca diminuição de pressão. Tal leva à perda de dióxido de carbono, donde resulta que parte do hidrogenocarbonato de cálcio passa a carbonato de cálcio. Este, sendo menos solúvel, precipita, o que geralmente acontece em saliências por onde a água pinga formando Estalactites. A contínua circulação de água leva a que os pingos, ao caírem no fundo da gruta, tendem uma vez mais, a precipitar o carbonato, levando à formação das Estalagmites. Estas formam-se de baixo para cima pelo crescimento de sucessivas camadas de pequenos cristais alongados de calcite, orientados, grosso modo, perpendicularmente à superfície de crescimento.


Reações de precipitação

  A precipitação é a formação de um sólido durante a reação química. O sólido formado na reação química é chamado de precipitado. Isso pode ocorrer quando a substância insolúvel, o precipitado, é formado na solução devido a reação química. A formação do precipitado é um sinal de mudança química.


Reações de combustão

 Uma combustão é uma reação do oxigénio (comburente) com elementos ou compostos químicos (material combustível) que se realiza com libertação de calor e luz. As reações de combustão têm lugar quase sempre com formação de chama.
Não basta o contacto entre combustível e comburente para que se realize uma combustão. Para que se inicie é necessário um terceiro elemento que é a energia de ativação. A energia de ativação é a energia mínima absorvida do meio exterior, necessária para iniciar uma reação química. 


Tipos de combustão

Combustão Viva:

Numa combustão viva existe acompanhamento de uma chama.

Combustão Lenta:

Numa combustão lenta não há acompanhamento de uma chama.


Como evitar a corrosão dos metais

  Um método de proteção, que é bastante utilizado é pintura. A tinta, no caso da pintura dos metais é uma película que fica entre a superfície dos metais e o ambiente.
  



 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário