segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Quais são as formas fundamentais de energia?

A energia manifesta-se de diferentes modos, sendo detectada pelos efeitos que provoca. Assim, atribuem-se diferentes designações de acordo com fenómenos observados - manifestações de energia (energia sonora, energia térmica, etc.) - ou com a fonte energia de onde provém (energia solar, energia química, energia eólica, etc.).
Apesar de todas as designações utilizadas para energia, estas agrupam-se em duas formas fundamentais:

  • Energia cinética;
  • Energia potencial.
Eenrgia cinética
A energia cinética (Ec) é a energia associada ao movimento dos corpos.
 Quando o corpo está em repouso, ou seja, a energia cinética é nula.

A energia cinética depende da massa (m) do corpo e da velocidade (v) a que o corpo se desloca, podendo ser calculada ultizando a expressão:

Analisando atentamente a expressão, pode concluir-se que a energia cinética que um corpo possui é tanto maior quanto maior for a sua massa e a velocidade a que esse corpo se desloca.

Energia potencial 

A energia potencial (Ep) é a energia que se encontra armazenada nos corpos, e deve-se à interação entre partículas que o constituem.
A energia potencial gravitica é a energia potencial mais familiar, porque é muito vista no dia-a-dia, aparecendo em muitos tipos de movimentos em que é convertida em energia cinética, como por exemplo: na queda de objetos, no sistema solar, no balançar do pêndulo, no arremesso de dardos, ao pular, e muitos outros exemplos que envolvam a gravidade.
O seu potencial tem como causa, como o nome sugere, a força da gravidade, que por definição, está relacionada com a massa dos corpos e as separações entre essas.Pode calcular-se esta energia recorrendo à expressão:



Energia

 A energia não se cria nem se destrói, apenas se transforma, da qual o homem pode aproveitar e extrair da natureza e sem a qual não consegue viver. 




A energia é tudo o que produz ou pode produzir acção, podendo por isso tomar as mais variadas formas: Energia mecânica, calorífica, gravítica, eléctrica, química, magnética, radiante ,nuclear, etc. É tudo energias.

---» O petróleo para além de esgotável a breve prazo é prejudicial ao ambiente;

---» O carvão é mais abundante do que o petróleo (tem reservas para mais de 200 anos ) mas é ainda mais poluente, do que o petróleo;

---» O gás é menos poluente mas o seu transporte quer em pipeline quer em navios – tanque é muito dispendioso.

A energia transfere-se entre os corpos: a gasolina transfere energia para automóvel, os alimentos transferem energia para as pessoas.

Energia renovável:

A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como solventochuvamarés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos).

Energia não renovável:
Recursos energéticos não-renováveis é o nome atribuído aos recursos naturais que, quando utilizados  não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza, a um prazo útil.
Tanto os combustíveis fósseis como os nucleares são considerados não renováveis, pois a capacidade de renovação é muito reduzida comparada com a utilização que deles fazemos. As reservas destas fontes energéticas irão ser esgotadas, ao contrário das energias renováveis

Fontes primárias de energia: recursos naturais que podem ser utilizados como fontes de energia.
Fontes secundárias de energia:São a eletricidade, o gasóleo, a gasolina e o gás butano, pois são obtidos a partir das fontes primárias de energia. 




quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Catalisadores

São substâncias que interferem na velocidade de uma reação química mas não são consumidas.

Catalisadores positivos ou catalisadores ---» aceleram a reação química (aumentam a velocidade da r.q.)
Catalisadores negativos ou inibidores ---» retardam a reação química (diminuem a velocidade da r.q.)

Algumas substâncias que permitem conservar os alimentos:

  • Sal
  • Óleo ou azeite
  • Açúcar (compotas ou caldas)
  • Vinagre
  • Fumeiro (enchidos; carne; presunto; salmão...)
  • Retirar o ar das embalagens ---» outras técnicas
  • Tirar a água (desidratação) ---» outras técnicas

Catalisadores biológicos ou enzimas

São substâncias que existem nos seres vivos e que são específicas (ou seja;cada enzima tem a sua função).




Velocidade das reações químicas

Durante uma reação química , os reagentes reagem entre si originando novas substâncias: os produtos de reação. As reações químicas não ocorrem todas á mesma velocidade, umas são rápidas e outras lentas. Há reações que são instantâneas e outras que demoram milhares de anos para ocorrer.

A rapidez com que os reagentes se consomem e os produtos de reação se formam caracteriza a velocidade de uma reação química.


Como se pode influenciar a velocidade de uma reação química?

A velocidade de uma reação química depende da natureza dos reagentes e das condições em que é realizada. Os fatores que influemciam a velocidade de uma reação química são:

  • Temperatura
  • Luz
  • Estado de divisão do sólido
  • Concentração de um dos reagentes aquoso (solvente água
  •    (solução)

Concentração= msoluto
                        vsolução