segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Quais são as formas fundamentais de energia?

A energia manifesta-se de diferentes modos, sendo detectada pelos efeitos que provoca. Assim, atribuem-se diferentes designações de acordo com fenómenos observados - manifestações de energia (energia sonora, energia térmica, etc.) - ou com a fonte energia de onde provém (energia solar, energia química, energia eólica, etc.).
Apesar de todas as designações utilizadas para energia, estas agrupam-se em duas formas fundamentais:

  • Energia cinética;
  • Energia potencial.
Eenrgia cinética
A energia cinética (Ec) é a energia associada ao movimento dos corpos.
 Quando o corpo está em repouso, ou seja, a energia cinética é nula.

A energia cinética depende da massa (m) do corpo e da velocidade (v) a que o corpo se desloca, podendo ser calculada ultizando a expressão:

Analisando atentamente a expressão, pode concluir-se que a energia cinética que um corpo possui é tanto maior quanto maior for a sua massa e a velocidade a que esse corpo se desloca.

Energia potencial 

A energia potencial (Ep) é a energia que se encontra armazenada nos corpos, e deve-se à interação entre partículas que o constituem.
A energia potencial gravitica é a energia potencial mais familiar, porque é muito vista no dia-a-dia, aparecendo em muitos tipos de movimentos em que é convertida em energia cinética, como por exemplo: na queda de objetos, no sistema solar, no balançar do pêndulo, no arremesso de dardos, ao pular, e muitos outros exemplos que envolvam a gravidade.
O seu potencial tem como causa, como o nome sugere, a força da gravidade, que por definição, está relacionada com a massa dos corpos e as separações entre essas.Pode calcular-se esta energia recorrendo à expressão:



Sem comentários:

Enviar um comentário